quarta-feira, outubro 25, 2006

Atenção!!! Festa de Halloween em Três Cachoeiras..


.. promete abalar!

* O QUE MESMO? FESTA DE HALLOWEEN
* QUANDO? DIA 31 de OUTUBRO (dia das bruxas!!!)
* ONDE? Pólo de Três Cachoeiras com participação de bruxos e bruxas das mais "temidas" e "longínquas" (risosss) terras, dê uma conferida:

>> Três Forquilhas

>> Morrinhos do Sul

>> Arroio Teixeira...

>> Porto Alegre

>> Torres

>> Rondinha

>> Arroio do Sal

E como este espaço, além de ser um veículo de notícias, também é comprometido com a história e a cultura de seus leitores (hehehe), a partir de hoje estaremos publicando notícias, aspectos culturais, etc. das localidades que compõem o nosso quadro!

Comecemos este passeio, que se extenderá até o dia 30/10, com Terra de Areia!

Um pouco de história..
Foi a partir do vale das Três Forquilhas que se iniciou a povoação da região de Terra de Areia, especialmente por descendentes de portugueses, alemães, italianos, poloneses, negros, indígenas e japoneses.

Os primeiros sesmeiros chegaram no século XVIII, entre eles Joaquim Antônio de Quadros, um dos mais conhecidos colonizadores, que emprestou seu sobrenome à grande lagoa existente na região, a Lagoa dos Quadros.

Foram esses imigrantes alemães que designaram o lugar como Terra de Areia, pelas características do solo da região colonizada, nome pelo qual mais tarde passou a ser conhecido também o núcleo urbano que se formou no lugar, hoje sede do município.

No final dos anos 1800, a economia do vale teve aquecimento importante, em decorrência da navegação através das lagoas Itapeva e Quadros, as quais foram unidas por um sangradouro. Aliado a isso, instalou-se e desenvolveu-se o porto do rio Cornélius (rio também conhecido como Sangradouro de Cornélios), porto movimentado e repleto de agitação e progresso, que exportava abacaxi e banana em larga escala para outras cidades do estado nos tempos em que a malha rodoviária ainda era incipiente.

Registre-se ainda outro salto econômico da região, ocorrido a partir de 1968, quando lá chegaram inúmeros japoneses, obstinados pelo trabalho, dando grande contribuição ao desenvolvimento do núcleo populacional de Terra de Areia.

Distante de Porto Alegre 153 quilômetros, o asfaltamento da BR-101 ocorreu em 1968 e deu ainda mais projeção ao pequeno povoado, à época ainda distrito de Osório. Aos poucos o movimento emancipacionista tomou forma e resultou na emancipação em 1988.

Atualidade

Hoje Terra da Areia é conhecida no estado como a capital do abacaxi devido a ter uma grande produção de abacaxi, fruta cítrica de sabor adocicado e refrescante, distribuída para as principais cidades do Rio Grande do Sul, de outros estados e mesmo para o exterior. Além desta fruta, nas encostas de morros há grande cultivo de banana, cana-de-açúcar, milho e feijão; no vale do rio Três Forquilhas as culturas mais praticadas são as de hortaliças (repolho, couve-flor, feijão-vagem, beterraba, cenoura, rabanete, tomate, alface e beringela) e flores (cravos, crisântemos e rosas).

A economia do município também tem força na agropecuária, com destaque para a pequena propriedade rural, nas quais a criação de gado de leite, cria e engorda tem lugar especial nas zonas de campos e banhados, próximos aos rios e lagoas.

A todos os bruxos e bruxas de Terra de Areia e região (Rondinha, Arroio do Sal..), que têm se feito presentes em todos os eventos do clã.. nossas mais calorosas saudações!



Nenhum comentário: